| | Ducati 1199 Panigale, um novo conceito de Superbike | |
|
|
| Author | Message |
|---|
kuhn

Número de Mensagens: 76 Idade: 31 Localização: Almada Data de inscrição: 2011-09-13
 | Subject: Ducati 1199 Panigale, um novo conceito de Superbike Tue Nov 08, 2011 9:51 pm | |
| A próxima geração de superbikes da Ducati já saio da cartola, é a nova Panigale 1199 e é referido como o mais ambicioso projecto na história da Ducati. Toda a pesquisa e desenvolvimento que os engenheiros aperfeiçoaram ao longo destes anos nas motas de pista foram aplicados na nova Panigale.
]
Tudo foi redesenhado para levar ao extremo o factor peso-potencia, para não falar do novo motor que vai trazer um novo conceito aos amantes de track-days, as suspensões também sofreram alterações inovadoras.

O seu aspecto único e compacto é inconfundível, faz com que as suas rivais japonesas pareçam brinquedos ao lado desta obra de arte. Um dos factores que favorece bastante o seu aspecto é os médios constituídos por leds corridos por reflectores que lhe dá um ar moderno, na traseira também tem novos faróis compostos por led que mais parece dois bumerangues.

Os escapes duplos foram “esculpidos” para combinar com o corpo da moto. Outra das novas características da Panigale é o deslocamento do amortecedor traseiro Ohlins TTX36 (com ajuste) que foi montado quase na horizontal num dos lados da moto. O motor é uma parte envolvente do chassi projectado especificamente para este modelo. A suspensão da frente apresenta um novo padrão, garfo Marzocchi de 50 mm, que utiliza um sistema pressurizado para diminuir a quantidade de óleo, consequentemente ajuda a diminuir o peso do conjunto. O novo quadro monocoque de alumínio ajuda a diminuir o numero de peças necessárias, diminuindo e seu peso. O sub-quadro traseiro é construído em magnésio. A 1199 também conta com um amortecedor de direcção ajustável.
Chegando á principal questão o famoso motor da Ducati L-Twin foi redesenhado quase de raiz para a nova Panigale. O motor de dois cilindros 1199cc possui apenas um punhado de peças herdadas da versão antiga. Tudo o resto é novo, por exemplo pela primeira vez a Ducati usou a transmissão por corrente ao contrário das versões anteriores, onde transferência de potência para a caixa de velocidades é feita por uma corrente de transmissão. O “Super” motor debita agora 195CV ás 10750 rpm com um Binário de 133 Nm, o que põe a BMW S1000RR de fora como a Superbike mais potente de série.

A Panigale 1199 é considerada como a Superbike mais sofisticada que a Ducati já produziu, a moto vem com ABS, controlo de tracção Ducati (DCT), controlo electrónico da suspensão, Ducati Quick-Shift (DQS), Ducati Control Engine (EBC), além do novo sistema ride-by-wire que garante uma melhor “comunicação” entre o homem e a maquina.
Pessoalmente acho que esta mota foi o grito de muitas gerações para alcançar a perfeição, e hoje esse sonho tornou-se realidade, só não vou a correr ao stand da Ducati comprar uma porque a crise não deixa
Pedro Kuhn
Com agradecimentos á Ducati por nos facultar as informações técnicas. |
|
 | |
ze

Número de Mensagens: 183 Localização: leiria Data de inscrição: 2011-10-25
 | Subject: Re: Ducati 1199 Panigale, um novo conceito de Superbike Tue Nov 08, 2011 10:15 pm | |
| |
|
 | |
ricardogmp

Número de Mensagens: 379 Localização: Pechão Data de inscrição: 2009-09-23
 | Subject: Re: Ducati 1199 Panigale, um novo conceito de Superbike Wed Nov 09, 2011 9:01 am | |
| Que a moto e bonita, diferente e talvez a melhor Ducati ate ao momento acredito so de ver e ao ler estas e mais algumas cronicas publicadas... mas a parte da BMW S1000RR ficar de fora da Superbike mais potente isso e que eu tenho de VER... A kawasaki tambem anunciava 200 e xxx cv e tb era para abater a S1000RR e no etanto bem se viu...
abraco...
|
|
 | |
kuhn

Número de Mensagens: 76 Idade: 31 Localização: Almada Data de inscrição: 2011-09-13
 | Subject: Re: Ducati 1199 Panigale, um novo conceito de Superbike Wed Nov 09, 2011 12:22 pm | |
| |
|
 | |
Navio

Número de Mensagens: 194 Idade: 31 Localização: Faro Data de inscrição: 2010-11-20
 | Subject: Re: Ducati 1199 Panigale, um novo conceito de Superbike Wed Nov 09, 2011 7:46 pm | |
| Eu não acredito na palavra ducati... |
|
 | |
CAGSXR

Número de Mensagens: 290 Idade: 38 Localização: VILA NOVA SANTO ANDRE Data de inscrição: 2009-08-26
 | Subject: Re: Ducati 1199 Panigale, um novo conceito de Superbike Wed Nov 09, 2011 9:12 pm | |
| Sem duvida que é uma mota linda.
Deve de dar um gozo enorme em conduzir.
Mas dai a dizer que é a melhor , acho que ainda é um bocado cedo. |
|
 | |
kuhn

| Subject: Re: Ducati 1199 Panigale, um novo conceito de Superbike Thu Nov 10, 2011 6:41 pm | |
| Vamos esperar para ver, só o tempo dirá qual a melhor Superbike |
|
 | |
Marco46

Número de Mensagens: 263 Idade: 24 Localização: Cascais Data de inscrição: 2011-09-12
 | Subject: Re: Ducati 1199 Panigale, um novo conceito de Superbike Sun Nov 13, 2011 6:22 pm | |
| E o prémio vai para R1 como desde 98?.... (não tou a falar em mais vendas como a GSX-R nem a CBR, ou na que faz isto ou aquilo melhor... são prémios atribuidos dada a performance de cada mota) |
|
 | |
kuhn

| Subject: Re: Ducati 1199 Panigale, um novo conceito de Superbike Tue Nov 15, 2011 7:19 pm | |
| | Marco46 wrote: | | E o prémio vai para R1 como desde 98?.... (não tou a falar em mais vendas como a GSX-R nem a CBR, ou na que faz isto ou aquilo melhor... são prémios atribuidos dada a performance de cada mota) |
|
|
 | |
guism

Número de Mensagens: 273 Idade: 22 Localização: parede Data de inscrição: 2011-08-13
 | Subject: Re: Ducati 1199 Panigale, um novo conceito de Superbike Tue Nov 15, 2011 7:36 pm | |
| nao percebi isso da r1...á frente da r1 ainda tens a zx10r e a frente desta outras mais...umas sao melhores numas coisas outras noutras..
so gostava de fazer o test drive a esta nova ducati....
sendo a minha marca de eleiçao conseguiu fazer esta perola e bem! |
|
 | |
Marco46

Número de Mensagens: 263 Idade: 24 Localização: Cascais Data de inscrição: 2011-09-12
 | Subject: Re: Ducati 1199 Panigale, um novo conceito de Superbike Tue Nov 15, 2011 10:13 pm | |
| Não queiras comprar a ZX à R1... a Yamaha não fez mal a ninguém...
Eu gosto muito da Ducati, para mim só há duas marcas Yamaha e Ducati o resto é só para encher revistas...
Mas não vamos entrar numa de gostos pessoais...
A verdade é que as marcas criam muitas expectativas em torno dos seus modelos novos e acabam por ser sempre o mesmo...
A Yamaha tem sempre a mota mais equilibrada e é o que se quer... Agora sim falando por mim... Ninguém precisa de uma mota que dê 340km/h (apenas um exemplo) se nunca os vai dar... Ou de que adianta ter uma mota vira melhor que as outras se depois não responde em aceleração... Para quê serem motas muito bonitas se depois são dificeis de conduzir... (não é o caso da Ducati)
É aí que eu quero chegar...
Mas como eu tou sempre a dizer.. Ducati é como a Ferrari... Gostamos de todos... |
|
 | |
guism

Número de Mensagens: 273 Idade: 22 Localização: parede Data de inscrição: 2011-08-13
 | Subject: Re: Ducati 1199 Panigale, um novo conceito de Superbike Wed Nov 16, 2011 7:26 am | |
| continuo a nao concordar em relação a yamaha... ja viste as outras opcoes?? mesmo a maior parte dos pilotos do sbk dizem que a zx10 e das mais competitivas logo atrás da bmw s1000r.... lamento informar mas o forte da yamaha sao mesmo os pianos... |
|
 | |
ricardogmp

| Subject: Re: Ducati 1199 Panigale, um novo conceito de Superbike Wed Nov 16, 2011 8:17 am | |
| | guism wrote: | continuo a nao concordar em relação a yamaha... ja viste as outras opcoes?? mesmo a maior parte dos pilotos do sbk dizem que a zx10 e das mais competitivas logo atrás da bmw s1000r.... lamento informar mas o forte da yamaha sao mesmo os pianos... |
desculpa mas tambem tem boas baterias... e guitarras.... :-) :-) |
|
 | |
guism

| |
 | |
Navio

Número de Mensagens: 194 Idade: 31 Localização: Faro Data de inscrição: 2010-11-20
 | Subject: Re: Ducati 1199 Panigale, um novo conceito de Superbike Wed Nov 16, 2011 10:47 am | |
| Para mim Honda é Honda |
|
 | |
ricardogmp

| Subject: Re: Ducati 1199 Panigale, um novo conceito de Superbike Wed Nov 16, 2011 4:13 pm | |
| |
|
 | |
Marco46

| Subject: Re: Ducati 1199 Panigale, um novo conceito de Superbike Wed Nov 16, 2011 4:41 pm | |
| | guism wrote: | continuo a nao concordar em relação a yamaha... ja viste as outras opcoes?? mesmo a maior parte dos pilotos do sbk dizem que a zx10 e das mais competitivas logo atrás da bmw s1000r.... lamento informar mas o forte da yamaha sao mesmo os pianos... |
Os pilotos que dizem isso são tão bons que se formos por aí então a Aprillia tinha a melhor mota de 2010...
E com base nos dados deste ano, seguindo as SBK... diz-me onde está a primeira Kawazaki, Suzuki, Honda e BMW... E com quantas motas haviam dessas marcas... http://www.worldsbk.com/en/season/standings.html
E assim a Yamaha com as únicas 2 motas que participou ficou à frente do resto da palha japonesa e não só... mas no entanto atrás da Aprillia e da Ducati, Isso faz da Aprillia uma melhor que a Yamaha?
Não é o resultado de corridas que diz a melhor marca, se não com base nos dados do MotoGP a Ducati não vale nada e Kawazaki nem nas contas entra...
O ponto forte da BMW por exemplo, é ter um motor com uma cavalagem absurda e para quê? Para dar o mesmo que as outras?
A verdadeira engenharia dessas motas é o marketing e o furor que tentam fazer com elas...
Sempre ouvi dizer que o que é bom não precisa de grande publicidade...
(Em instrumentos musicais a Yamaha não é boa em nada) |
|
 | |
Kasushi

Número de Mensagens: 172 Idade: 28 Localização: Lisboa Data de inscrição: 2010-02-23
 | Subject: Re: Ducati 1199 Panigale, um novo conceito de Superbike Wed Nov 16, 2011 5:11 pm | |
| Pois quem tem razão é mesmo o guism e o ricardogmp! Veja-se o Toseland andava de Honda e BMW mas quando foi pa tocar piano nem hesitou! Yamaha com ele A yamaha faz realmente bons pianos! =P Agora maiss a sério, em relação às superbikes aquilo de origem tem o quadro, e e... No Motogp nem isso. Nas motos de produção hoje em dia a R1 anda mesmo la bem atrás do comboio. Aliás basta ver que é a mais pesada e menos potente de todas... |
|
 | |
guism

| Subject: Re: Ducati 1199 Panigale, um novo conceito de Superbike Wed Nov 16, 2011 5:12 pm | |
| mas voces tomam por base as corridas? se formos por aí a ducaati nao vale pão...basta ver o rossi..o qual nao e verdade... na competiçao tudo tem a haver com o piloto, preparaçao, equipa tecnica e sorte... cá fora é diferente... e sim uma bmw s1000r é um canhao que curva como gente grande não é só potencia... mas isto seria conversa com pano para mangas... |
|
 | |
kuhn

| |
 | |
kuhn

| |
 | |
guism

| Subject: Re: Ducati 1199 Panigale, um novo conceito de Superbike Wed Nov 16, 2011 5:56 pm | |
| |
|
 | |
Maddog

Número de Mensagens: 7 Idade: 40 Localização: Faial - Açores - Ch. de Caparica Data de inscrição: 2011-11-15
 | Subject: Re: Ducati 1199 Panigale, um novo conceito de Superbike Wed Nov 16, 2011 6:23 pm | |
| Coisa mais linda, acho que essa vermelhinha era capaz de me encher as medidas..ahahha
e as imagens no nosso AIA? espectaculares mesmo... |
|
 | |
Marco46

| |
 | |
guism

| Subject: Re: Ducati 1199 Panigale, um novo conceito de Superbike Wed Nov 16, 2011 6:46 pm | |
| marco eu ja te tinha dito isto mas.... para pessoas altas a r6 e a r1 torna se complicada...eu pessoalmente nao consigo conduzir como deve ser uma r6 ou r1... |
|
 | |
| | Ducati 1199 Panigale, um novo conceito de Superbike | |
|