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 Substituição do Anticongelante Honda CBR 600 F4i

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kuhn

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MensagemAssunto: Substituição do Anticongelante Honda CBR 600 F4i   Seg Jun 25, 2012 1:27 am

Vou ensinar aqui a maneira mais prática e simples de fazer a muda do anticongelante da CBR 600 F4i. Em primeiro lugar vamos escolher um anticongelante indicado para o efeito, este tem que ser á base de etilenglicol e não pode conter silicatos. Eu escolhi o MOTUL INUGEL LONGLIFE porque é um Fluido refrigerante de longa duração, anticongelante pronto para uso, especialmente formulado para circuitos de refrigeração fechados em todos os motores refrigerados a água e com componentes de alumínio. Especialmente recomendado para serviços severos.



ESPECIFICAÇÕES: UNE 26-361; SAE J814 / 1034; BS 6580; USA O-A548 y JIS2234

• Agentes antioxidantes do tipo orgânico: esta nova configuração da fórmula proporciona maior estabilidade da fórmula, garantindo uma proteção de maior duração a todos os elementos.

• Alta concentração: a concentração de componentes como o Monoetilenglicol assegura um alto nível de proteção, tanto contra o congelamento -até -40ºC -, como frente a ebulição - +136ºC -. Mesmo assim, consegue reduzir consideravelmente a aparecimento de “Pitting” (desgaste por Cavitação).

Sua formulação não contém: fosfatos, aminas, nitritos, nitratos, boratos, benzonatos nem silicatos. Contém componentes amargantes para evitar ingestões acidentais. Não danifica a pintura.

Diluição :50% Grau de proteção: -37ºC. Coloração : Amarela



Agora que escolhemos o anticongelante vamos começar:

1- Retiramos as duas carenagens laterais.



2- Abrimos a tampa do radiador (certifiquem-se que a água do radiador está fria, porque pode originar queimaduras graves).



3- Com um alicate de pontas retiramos o tubo do radiador, que vem do deposito de reserva do anticongelante.



4- De seguida recolhemos o tubo para trás de forma a fazer o escoamento do anticongelante que se encontra no depósito, como demonstra na figura.





5- Vamos tirar a tampa do depósito de reserva para deixar escoar o anticongelante.





6- De seguida vamos deitar água para limpar os resíduos que permaneceram no depósito (usei água destilada para o fazer mas á quem use água da rede).



7- Agora vamos escoar todo o anticongelante existente no circuito de refrigeração, para isso basta desaparafusar dois parafusos com uma chave de caixa (10 mm). Vamos começar pelo 1º parafuso que se situa na bomba de água, como mostra na figura.







Ponham sempre o anticongelante usado num recipiente e depositem num local apropriado, pois trata-se de um produto tóxico.



8- Agora retiramos o 2º parafuso para escoar o que resta do anticongelante, que se encontra na zona circundante da câmara de combustão, como mostra na figura abaixo.







9- De seguida vamos verter água para dentro do radiador, para limpar e retirar o que ainda resta do antigo anticongelante (mais uma vez usei água destilada para o fazer).





Depois de meter água (destilada) no radiador, este ainda verte muito anticongelante antigo, metam mais água até verem que já está limpo, como demonstra na figura abaixo.





10- Tirem a mota do descanso central e metam no descanso lateral de forma a inclinar a mota para escoar o resto da água que meteram para limpar o radiador.





11- Agora vamos apertar os dois parafusos que tiramos para escoar o anticongelante, antes de apertar metam anilhas novas para vedar bem. O aperto é de 12 N.M. usem uma chave dinamometria.





12- De seguida vamos repor o tubo do reservatório no radiador.







13- Finalmente vamos colocar anticongelante no radiador.





14- Agora vamos por a mota a trabalhar (com a TAMPA POSTA NO RADIADOR) para a válvula do termóstato abrir e deixar circular o anticongelante no circuito.



Com o motor quente vamos dar umas gazadas (sem abusar) para fazer circular o anticongelante e retirar o ar do sistema de refrigeração.



15- Agora desliga a mota e verifica se o nível de anticongelante no radiador baixou, se sim reponham até encher.



16- Lavar bem a tampa antes de fechar o radiador.



17- Agora vamos atestar reservatorio pelo nível e fechamos.





18- Metam a mota a trabalhar novamente, depois é só aguardar que esta aqueça até disparar a ventoinha do radiador para confirmar se tudo está a trabalhar normalmente.



19- Lavar bem a mota com água nas zonas onde tiveram a trabalhar com o anticongelante.



20- E por último é favor arrumar a ferramenta Laughing





PS: Um muito obrigado ao fotógrafo (OWD) cheers


Última edição por kuhn em Ter Jun 26, 2012 2:45 pm, editado 1 vez(es)
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paflores

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MensagemAssunto: Re: Substituição do Anticongelante Honda CBR 600 F4i   Seg Jun 25, 2012 11:34 am

Gostava mais da cor do anti-congelante antigo cheers
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Verissimo

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MensagemAssunto: Re: Substituição do Anticongelante Honda CBR 600 F4i   Seg Jun 25, 2012 7:53 pm

Apenas a apontar o facto de deixares tanto liquido desse ir para o chão... de Resto muito bem esgalhada a explicação Very Happy

todo xpto esse antifreeze.... Só a minha levou mesmo anti congelante de automóvel original NISSAN ahhahaa
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powerslide

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MensagemAssunto: Re: Substituição do Anticongelante Honda CBR 600 F4i   Ter Jun 26, 2012 4:12 pm

mt bom...explicação.... e tava a precisar desta ajuda...! para uma VTR o procedimento não deve ser assim tão diferente...!!!
p.s..... bela R4 que está ao teu lado...!!!! Cool
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Verissimo

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MensagemAssunto: Re: Substituição do Anticongelante Honda CBR 600 F4i   Ter Jun 26, 2012 4:44 pm

powerslide, tens uma VTR? Para a Vtr ainda é mais facil....
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powerslide

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MensagemAssunto: Re: Substituição do Anticongelante Honda CBR 600 F4i   Sex Jun 29, 2012 11:02 am

Verissimo escreveu:
powerslide, tens uma VTR? Para a Vtr ainda é mais facil....

é..???
eu tinha em ideia k seria mais dificil por ter os 2 radiadores laterais..?? Shocked
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Verissimo

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MensagemAssunto: Re: Substituição do Anticongelante Honda CBR 600 F4i   Sex Jun 29, 2012 12:25 pm

naa, é tudo o mesmo circuito...

1 - Soltas o tubo que esta mais perto do chão, com um balde por baixo, sai o liquido todo para o balde (aprox. 4lt.)

2 - Voltas a ligar o tubo e respectiva abraçadeira, enxes pelo bocal com o liquido até enxer e tapas.

3 - metes a trabalhar até aquecer e ligar as ventoinhas.

4 - deixas arrefecer, abres o tampão e colocas a nivel o que falta.

5 - enxes o deposito de expansão.

6 - nunca é demais, fazer o teste da fidelidade, ligas a mota e deixas a trabalhar ate aquecer novamente, se as ventoinhas trabalharem esta tudo bem e segues viagem Very Happy

Done Wink
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powerslide

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MensagemAssunto: Re: Substituição do Anticongelante Honda CBR 600 F4i   Qua Jul 11, 2012 8:37 pm

tanks..... vai fazer um jeitaço....!!!! cheers cheers
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MensagemAssunto: Re: Substituição do Anticongelante Honda CBR 600 F4i   

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