|
|
| | "Olhe, desculpe ... quanto custa ?" | |
| | Author | Message |
|---|
Japh

Número de Mensagens: 81 Idade: 42 Localização: Lisboa Data de inscrição: 2010-04-26
 | Subject: "Olhe, desculpe ... quanto custa ?" Wed Jun 02, 2010 11:48 am | |
| Ok, todos nós sabemos que participar num campeonato de motociclismo custa €. E muito.
Também sabemos que conseguir patrocínios de empresas/marcas não é exactamente simples, tendo em conta a óbvia falta de visibilidade dos desportos motorizados em Portugal ...
Por outro lado ... quanto custa ? Quanto custa a um potencial sponsor patrocinar a equipa X ou o piloto Z ? Quanto custa um patrocínio "completo" (cores da moto, da equipa, 'tóculantes' exclusivos, roupa da equipa, presença nas boxes, etc) ? Quanto custa se for só um autocolante na moto? Quanto custam as variantes entre o completo e o simples autocolante ?
Fica o desafio às equipas/pilotos: publiquem um "caderno de encargos" com os valores que pretendem para os patrocínios. Incluam "desenhos" das motos com as áreas onde pode ser colocada a publicidade e as suas dimensões (não se esqueçam que há zonas onde há publicidade obrigatória dos campeonatos...). Incluam valores desde o simples par de autocolantes pequenos até o "full sponsorship". Indiquem as disponibilidades/ideias/projectos para acções de visibilidade/marketing, como colocar a moto em exposição em locais de acesso público ou nas instalações dos sponsors, distribuições de X entradas por prova com acesso ao Paddock, etc, etc, etc..
Talvez assim seja mais simples, não ? ;-) |
|  | | JT
Número de Mensagens: 126 Localização: Lisboa Data de inscrição: 2010-04-27
 | Subject: Re: "Olhe, desculpe ... quanto custa ?" Wed Jun 02, 2010 1:45 pm | |
| YOU ARE GOD ! belo tópico ! eu ando com uma ideia +- dos custos para fazer uma época, sem contar com a mota, nem transportes para a pista, isto porque já tenho carrinha e atrelado.. isto tudo porque queria ver se para o ano que vem conseguia participar nas 600cc  |
|  | | César Coriolano Admin

Número de Mensagens: 394 Idade: 34 Localização: Braga Data de inscrição: 2008-05-27
 | Subject: Re: "Olhe, desculpe ... quanto custa ?" Wed Jun 02, 2010 3:30 pm | |
| Não estou a ver muita gente a responder-te ao tópico Sabem bem o porquê ! _________________ NOVO site dos meus serviços de FOTOGRAFIA. Clica na imagem e requisita os serviços ...
|
|  | | micasco

Número de Mensagens: 472 Idade: 38 Localização: Gaia Data de inscrição: 2009-03-11
 | Subject: Re: "Olhe, desculpe ... quanto custa ?" Wed Jun 02, 2010 4:05 pm | |
| | Japh wrote: | Ok, todos nós sabemos que participar num campeonato de motociclismo custa €. E muito.
Também sabemos que conseguir patrocínios de empresas/marcas não é exactamente simples, tendo em conta a óbvia falta de visibilidade dos desportos motorizados em Portugal ...
Por outro lado ... quanto custa ? Quanto custa a um potencial sponsor patrocinar a equipa X ou o piloto Z ? Quanto custa um patrocínio "completo" (cores da moto, da equipa, 'tóculantes' exclusivos, roupa da equipa, presença nas boxes, etc) ? Quanto custa se for só um autocolante na moto? Quanto custam as variantes entre o completo e o simples autocolante ?
Fica o desafio às equipas/pilotos: publiquem um "caderno de encargos" com os valores que pretendem para os patrocínios. Incluam "desenhos" das motos com as áreas onde pode ser colocada a publicidade e as suas dimensões (não se esqueçam que há zonas onde há publicidade obrigatória dos campeonatos...). Incluam valores desde o simples par de autocolantes pequenos até o "full sponsorship". Indiquem as disponibilidades/ideias/projectos para acções de visibilidade/marketing, como colocar a moto em exposição em locais de acesso público ou nas instalações dos sponsors, distribuições de X entradas por prova com acesso ao Paddock, etc, etc, etc..
Talvez assim seja mais simples, não ? ;-) |
Não, foi o que fizemos nestes dois ultimos anos e é mesmo dificil |
|  | | micasco

Número de Mensagens: 472 Idade: 38 Localização: Gaia Data de inscrição: 2009-03-11
 | Subject: Re: "Olhe, desculpe ... quanto custa ?" Wed Jun 02, 2010 4:07 pm | |
| | JT wrote: | YOU ARE GOD ! belo tópico !
eu ando com uma ideia +- dos custos para fazer uma época, sem contar com a mota, nem transportes para a pista, isto porque já tenho carrinha e atrelado..
isto tudo porque queria ver se para o ano que vem conseguia participar nas 600cc  |
Minimo dos minimos para as 7 corridas com pneus novos em todas elas 3.300 €. Sem moto, nem transporte, nem nada , só para correr e utilizar as boxes |
|  | | micasco

| Subject: Re: "Olhe, desculpe ... quanto custa ?" Wed Jun 02, 2010 4:08 pm | |
| | César Coriolano wrote: | Não estou a ver muita gente a responder-te ao tópico
Sabem bem o porquê ! |
O pessoal trabalha para pagar as corridas? |
|  | | Japh

Número de Mensagens: 81 Idade: 42 Localização: Lisboa Data de inscrição: 2010-04-26
 | Subject: Re: "Olhe, desculpe ... quanto custa ?" Wed Jun 02, 2010 4:09 pm | |
| | César Coriolano wrote: | Não estou a ver muita gente a responder-te ao tópico
Sabem bem o porquê ! |
César, não tenciono que nenhuma equipa/piloto publique o "mapa de custos para uma época", nem de longe nem de perto ! Bolas, cada um tem os seus "trade secrets" e não vou ser eu a pedir que os divulguem em público ! Estou a falar em "tabelas de publicidade" ... e isso "costuma" ser um assunto mais ou menos "aberto".
Mas pronto, para tentar despertar algum interesse por este assunto vamos pôr as coisas da seguinte forma:
Poderei ter a possibilidade de obter um patrocínio para um piloto/equipa, só que para a marca/empresa sequer considerar a hipótese de patrocinar, tem que saber uma coisa simples logo à cabeça: "Quanto é que isso me vai custar ?".
Estranhamente, à excepção de um piloto (que não vou indicar qual) que simplesmente "pede donativos" na sua página do Facebook, não encontro nada de "palpável" em lado nenhum sobre os restantes pilotos/equipas ... e honestamente não vejo lógica nenhuma em ser o potencial patrocinador a "ir bater à porta" de cada um dos pilotos/equipas a perguntar "quanto custa". Por muito bons que os referidos pilotos/equipas sejam, há que ter a noção da "dimensão" do nosso CNV/COV e da sua (falta de) visibilidade !
Como dizia a antiga equipa da Rádio Comercial no programa da manhã, "o réptil está lançado"... vamos lá ver se há pilotos/equipas que até estejam interessados em "poupar" algum no seu orçamento anual e publiquem alguma coisa... Quem sabe um potencial patrocinador lhes bate à porta  |
|  | | César Coriolano Admin

Número de Mensagens: 394 Idade: 34 Localização: Braga Data de inscrição: 2008-05-27
 | Subject: Re: "Olhe, desculpe ... quanto custa ?" Wed Jun 02, 2010 4:47 pm | |
| Nem mais. O "grosso" dos pilotos têm que suportar eles próprios a época.
Quando conseguem algum apoio não divulgam em que moldes nem os valores estipulados!
Na minha opinião vocês devem, acima de tudo, estar MUNIDOS de um BOM VEICULO DE DIVULGAÇÃO (espaços como este ajudam) e mostrar RESULTADOS, obviamente. _________________ NOVO site dos meus serviços de FOTOGRAFIA. Clica na imagem e requisita os serviços ...
|
|  | | miguel

Número de Mensagens: 193 Localização: recta interior Data de inscrição: 2008-08-06
 | Subject: Re: "Olhe, desculpe ... quanto custa ?" Wed Jun 02, 2010 8:22 pm | |
| a nossa equipa, que como pilotos tem eu e tiago cleto, este ano fez cerca de 50 apresentações, tal como estás a dizer, com a bonecada, inclusive já com a marca para a qual pedimos patrocinio. e não.. não é mais fácil..o nível de desprezo com ou sem valores concretos é o mesmo. o difícil aqui é conseguir a atenção de alguém, que pelo que vejo só acontece com cunhas ou algo do género. o valor que nos pedimos foram 10mil no inicio da epoca, nos que enviamos depois do estoril1 pedimos 8mil, e desde entao nao enviamos mais nada, perde-se muito tempo a fazer propostas de patrocinio, com PDFs tdos brutais para depois do outro lado nem os abrirem, e às vezes nem o e-mail abrirem. em cerca de cada 10 que enviamos respondeu 1, e destes que responderam, em cerca de 10 só 1 é que poe a hipotese de patrocinar, seja financeiramente (que ainda nao aconteceu) ou com serviços/material (mais comum).
Sei de muitas equipas este ano que fizeram o mesmo, e os resultados sao semelhantes! É preciso cunhas ou sorte, ou secalhar um pouco de cada.. Por piloto, por epoca, um valor minimo é cerca de 5mil excepto mota/material. Não contem é com treinos/trackdays.. só mesmo as corridas Abraço |
|  | | JT
Número de Mensagens: 126 Localização: Lisboa Data de inscrição: 2010-04-27
 | Subject: Re: "Olhe, desculpe ... quanto custa ?" Wed Jun 02, 2010 9:07 pm | |
| eu estou a fazer as contas a apontar pelos 7mil € +- a contar com pneus, oleo, carnagens "racing", inscrição, modificações na mota para poder entrar e mais umas quantas coisas. nos 7mil não estão, fato, botas, luvas, mota, gasolina, comidas, nem atrelado |
|  | | migm73

Número de Mensagens: 1006 Idade: 39 Localização: S M Feira Data de inscrição: 2008-06-08
 | Subject: Re: "Olhe, desculpe ... quanto custa ?" Wed Jun 02, 2010 9:37 pm | |
| Se fizermos bem as contas se calhar não chegam 10000 euros/ano e sem grandes quedas |
|  | | [_RoGeR_]

Número de Mensagens: 157 Idade: 26 Localização: Cascais Data de inscrição: 2009-09-01
 | Subject: Re: "Olhe, desculpe ... quanto custa ?" Wed Jun 02, 2010 9:40 pm | |
| ... e a isso tudo nem se fazem contas as possiveis quedas.....
é um "hobby" caro... |
|  | | Japh

| Subject: Re: "Olhe, desculpe ... quanto custa ?" Wed Jun 02, 2010 9:52 pm | |
| Acho que estamos a perder o norte ...
Repito: não perguntei "quanto custa" fazer o campeonato ! Sugeri que as equipas/pilotos divulguem "quanto custa" patrocinar !
E -bolas- se as contas anuais forem 10.000 e se conseguir 2 ou 3.000 em patrocinios, o ano ja' sai "mais barato" ! |
|  | | miguel

Número de Mensagens: 193 Localização: recta interior Data de inscrição: 2008-08-06
 | Subject: Re: "Olhe, desculpe ... quanto custa ?" Wed Jun 02, 2010 11:29 pm | |
| Patrocinar é relativo.. se arranjarmos 10 patrocinios de 500 euros.. temos de dividir o espaço da mota em 10 iguais.. se arranjarmos um de 2500 e outro de 500.. enfim é relativo, mas eu percebo o que queres dizer. Tenho um print da apresentação da KBS racing team ( http://www.atuaequipa.com/files/kbs.jpg ) onde mostra uma possivel divisão para os sponsors financeiros.. sendo que o principal seria o A e o/os secundarios B. No nosso caso ainda sem apoio financeiro..temos por exemplo aqui a distribuição actual: http://www.atuaequipa.com/src/2/3/motojornal1.png Um dos patrocinadores (Redline pinturas) no espaço "A" e o outro (ginasio XLGym) no espaço "B" e o terceiro (Schwantz fotografo)encontra-se no capacete (nao é visivel na foto da motojornal). São todos patrocinios de material/serviços.. e se arranjarmos outros vamos reorganizar, mas é mesmo assim.. No entanto alguem da KBS pode dizer quais os valores que propuseram para A+B.. Talvez 3000 A, e depois varios menores no B.. com sorte faziam 2000 e ja era brutal Mas como as coisas estão, se até o Zé Leite falha uma corrida, o Reigoto e o Sérgio deixam de correr, para não falar em outros que fazem uma epoca "em grande" e depois encostam devido ao esforço financeiro, que é o mais comum quando se tenta andar no topo. But I "digest"..acho que ja passei a mensagem |
|  | | Sansão

Número de Mensagens: 2001 Idade: 35 Localização: Loures Data de inscrição: 2008-11-21
 | Subject: Re: "Olhe, desculpe ... quanto custa ?" Wed Jun 09, 2010 8:16 pm | |
| Acho que se está a falar muita coisa para o ar, vamos cá ver uma coisa, o que se anda à procura? "quanto custa", ora isso depende de cada equipa e do orçamento para a época e dos seus objectivos para época em questão e dos resultados alcançados na época anterior e de certeza que não há nenhuma equipa que não peça valores que tentem cobrir o orçamento da época(o que acho perfeitamente compreensível), agora de certeza quem termina no top 3, não vai pedir o mesmo que quem termina nos last 3, resumindo e sem tirar valor a quem termina mais atrás as corridas, a visibilidade deste desporto infelizmente não é muita mas de certeza de que os pilotos da frente dão mais visibilidade do que os terminam mais abaixo na tabela, vejam o exemplo que dá a motojornal, saem fotos de quem, tirando alguma da partida só dos que vão ao pódio, portanto pensar que haja uma tabela standard para esta situação parece-me um pouco.............................bom desculpem a franqueza mas não se parece com nada. _________________ Sansão aka 500KG......"Estamos Sempre Convosco" "...para ser Laranjinha não é preciso muito...apenas paixão pelo desporto motorizado, espírito de equipa, sacrifício e muita vontade de fazer a festa..."
|
|  | | Japh

| Subject: Re: "Olhe, desculpe ... quanto custa ?" Wed Jun 09, 2010 8:58 pm | |
| Sansão, não compreendeste o objectivo do post.
Quando pergunto "quanto custa" não me refiro a quanto custa a época: refiro-me a "quanto custa" patrocinar uma equipa ! Desde um par de autocolantes na traseira à pintura completa da moto e de integrar o nome da equipa !
E como é óbvio, não custa o mesmo patrocinar um piloto de fim-de-grelha e um Luis Carreira, por exemplo ! |
|  | | sm

Número de Mensagens: 165 Localização: gaia Data de inscrição: 2008-12-03
 | Subject: Re: "Olhe, desculpe ... quanto custa ?" Thu Jun 10, 2010 1:54 am | |
| | [_RoGeR_] wrote: | ... e a isso tudo nem se fazem contas as possiveis quedas.....
é um "hobby" caro... |
Não acho o termo " HOBBY " a palavra correcta , pois se andamos numa competição , porque dizer um HOBBY .... O Carlos Lopes corria por HOBBY Miguel Praia também anda por HOBBY Cristiano Ronaldo joga á bola por HOBBY
Nós pilotos pagamos para ser Federados , como tal , eu falo por mim claro , nao posso aceitar o que faço no motociclismo nacional seja um Hobby , pois pago e assumo compromissos com pessoas e Empresas quando vou pedir Patrocinios , e assim sendo , não vou pedir dizendo que tenho um HOBBY que é andar de mota nos circuitos. Mas sim que sou Piloto Federado e que estou a praticar um desporto de alta competição ( como outros desportos como futebol ,atletismo , ciclismo , etc )
EU SOU PILOTO E TU ???
Vamos dar uma boa imagem a este desporto , pois o que nos falta é fazer chegar essa mesma imagem ao exterior dos circuitos , para que seja possivel ser visto como um Desporto de Alta Competição como as outras modalidades .
Hobby é ir ao Cabo da Roca , ao Furadouro e a Vila do Conde ao Domingo de amanha
abraço |
|  | | Bacano

Número de Mensagens: 404 Localização: Porto Data de inscrição: 2009-05-25
 | Subject: Re: "Olhe, desculpe ... quanto custa ?" Thu Jun 17, 2010 10:02 am | |
| | sm wrote: | | [_RoGeR_] wrote: | ... e a isso tudo nem se fazem contas as possiveis quedas.....
é um "hobby" caro... |
Não acho o termo " HOBBY " a palavra correcta , pois se andamos numa competição , porque dizer um HOBBY .... O Carlos Lopes corria por HOBBY Miguel Praia também anda por HOBBY Cristiano Ronaldo joga á bola por HOBBY
Nós pilotos pagamos para ser Federados , como tal , eu falo por mim claro , nao posso aceitar o que faço no motociclismo nacional seja um Hobby , pois pago e assumo compromissos com pessoas e Empresas quando vou pedir Patrocinios , e assim sendo , não vou pedir dizendo que tenho um HOBBY que é andar de mota nos circuitos. Mas sim que sou Piloto Federado e que estou a praticar um desporto de alta competição ( como outros desportos como futebol ,atletismo , ciclismo , etc )
EU SOU PILOTO E TU ???
Vamos dar uma boa imagem a este desporto , pois o que nos falta é fazer chegar essa mesma imagem ao exterior dos circuitos , para que seja possivel ser visto como um Desporto de Alta Competição como as outras modalidades .
Hobby é ir ao Cabo da Roca , ao Furadouro e a Vila do Conde ao Domingo de amanha
abraço |
E tá dito... e bem dito!
Malta as contas são simples um par de pneus por fim de semana as inscrições, e transposrtes e dormida e..... Bem se calhar mais vale não fazer contas, ai se a minha mulher lê isto!  |
|  | | | | "Olhe, desculpe ... quanto custa ?" | |
|
Similar topics |  |
|
| | Permissions in this forum: | You cannot reply to topics in this forum
| |
| |
| |
|